sexta-feira, março 03, 2023

Sudoeste volta a ter sete deputados

 Na sessão plenária  os deputados Pedro Paulo Bazana (PSD) e Wilmar Reichembach (PSD) assumiram as vagas de parlamentares que se licenciaram para assumir secretarias no governo estadual.

O deputado Reichembach afirmou que pretende continuar a atuar pela região Sudoeste em todas as áreas, dando apoio aos prefeitos em suas demandas e com um olhar voltado para a agricultura e para o meio ambiente. Ele foi deputado de 2016 a 2022 e no ano passado ficou na suplência da nominata do PSD.

Para o parlamentar, é importante dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo realizado, lutar pelas suas bandeiras ligadas “à saúde, à educação e, em especial, à agricultura e à infraestrutura”.

Com sua chegada, o Sudoeste passa a ter novamente sete deputados para 2023-26. Na Assembleia, os experientes Reichembach (Beltrão), Ademar Traiano (PSD, presidente da Assembleia, Beltrão), Luciana Rafagnin (PT, Beltrão) e Luiz Fernando Guerra (União Brasil, Pato Branco), e os novatos Luís Corti (PSB, Dois Vizinhos) e Adão Fernandes Litro (PSD, Dois Vizinhos). E em Brasília, estreando como deputado federal, Paulo Litro (PSD, Dois Vizinhos).

Esse número é o mesmo da legislatura passada, quando eram sete deputados estaduais — os citados Reichembach, Traiano, Luciana, Guerra e Paulo Litro, mais Nelson Luersen (PDT, Planalto) e Guto Silva (PSD, Pato Branco).

A consideração aqui é feita por domicílio eleitoral, ou seja, onde votam os deputados. Outros parlamentares como Leandre Dal Ponte, Nelsi Maria Vermelho e Fernando Giacobo são nascidos na região, mas transferiram o domicílio. Luís Corti transferiu dentro da região, de São Jorge D´Oeste para Dois Vizinhos.

Reichembach ocupa a vaga aberta pelo deputado Márcio Nunes (PSD), que se licenciou para assumir o posto de secretário do Turismo.

Bazana retorna à Casa após o pedido de licença do deputado Marcelo Rangel (PSD), que vai comandar a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital.