“Vamos buscar novas lideranças e mostrar para população que política feita com equilíbrio, respeito e com trabalho ainda é uma proposta que merece ser apoiada”, diz Richa
O deputado federal Beto Richa, presidente do PSDB do Paraná, adianta nesta entrevista exclusiva à ADI que os diretórios municipais do partido serão reestruturados para as convenções marcadas para agosto. “A democracia brasileira precisa de pluralidade para se consolidar e nós queremos ser uma parcela importante dessa pluralidade”, disse.
“Nas eleições de 2024, o PSDB está disposto a conversar com todas as
forças democráticas. Respeitadas as condições locais, vamos buscar o
diálogo com os partidos que estiveram dispostos a construir conosco
chapas competitivas de candidatos a prefeito, candidatos a vice e
candidatos a vereadores”, respondeu quando questionado se os tucanos
poderão fazer alianças com partidos da centro-esquerda.
Beto
Richa diz que o governador Ratinho Júnior (PSD) tem conseguido avanços
importantes na implantação de obras estruturantes. “Muitas delas foram
planejadas e garantidas com recursos contratados pela nossa gestão de
2011 a 2018, período que também teve a participação do Ratinho Júnior,
que foi o nosso secretário de Desenvolvimento Urbano de 2013 a 2018”.
O que o tucano não perdoa são as ações deletérias do ex-procurador Deltan Dallagnol, deputado federal do Podemos, e do ex-juiz Sérgio Moro, senador do União Brasil, que comprometeram sua eleição ao Senado em 2018. “Há muitos detalhes que ainda vão aparecer nessa longa lista de irregularidades e crimes cometidos pela Lava Jato. Pode esperar. Teremos novidades, mais esclarecedoras ainda num curto espaço de tempo. E é preciso que isso venha a público para que essa gente não continue a enganar a população”.
Beto Richa diz ainda que o PSDB não fará oposição sistemática, mas que o partido não terá alinhamento automático ao governo Lula e que o principal nome tucano para as eleições presidenciais de 2026 é do governador Eduardo Leite (RS).