sexta-feira, dezembro 30, 2022

Dois homens são flagrados capturando aves nativas às margens da BR 373, em Candói

Dois homens foram flagrados cometendo crime ambiental nessa sexta feira (29 de dezembro) às margens da BR 373, em Candói. Eles estavam capturando aves nativas e foram detidos pela Polícia Militar.

A  ocorrência foi registrada às 15h30, quando os policiais estavam em deslocamento pela rodovia e viram, em uma estrada vicinal, uma motocicleta e um indivíduo à beira do mato. Diante da atitude anormal, foi realizada a abordagem do homem. Enquanto ele era abordado, os policiais ouviram alguém correr para o mato. O homem abordado, de 30 anos, contou que estava com um amigo pegando passarinhos. Nesse momento, um policial entrou na região de mata e percebeu que havia uma rede de captura de aves que estava com um pássaro capturado, mas no momento que foi tentado realizar a retirada da ave que estava na rede ela acabou escapando.

Após alguns instantes, chegou o segundo homem, de 29 anos, que confirmou que estava junto e que estavam capturando aves com redes de captura e utilizando como isca o som emitido por celulares, com ruídos para capturar aves. Questionados a respeito de mais aves ou armas de fogo, ele disse que não possuíam e não estavam utilizando armas de fogo e que haviam capturado algumas aves, que estavam na casa de seu pai a aproximadamente dois quilômetros do local em que estavam.

Diante da situação, a equipe se deslocou até a residência, onde estavam seis aves nativas, sendo cinco trinca-ferro (dois adultos e três filhotes), e também um azulão adulto. As aves foram entregues voluntariamente.

A equipe encaminhou os autores para o pelotão Candói para lavratura da documentação. As aves foram encaminhas para o hospital veterinário da Unicentro.

Também foi realizada a apreensão do aparelho celular, por estar sendo utilizado no momento como isca para captura das aves.