segunda-feira, dezembro 12, 2022

DEPEN transfere MAIS 70 Presos da cadeia pública e SEGURANÇA PÚBLICA cogita no fechamento da UNIDADE em Laranjeiras do Sul

                     Após 07 anos de sossego a cadeia de Laranjeiras do Sul literalmente pegou fogo , uma operação desastrosa do SOE na unidade registrou  após este evento  13 fugas de detentos perigosos  , transformando o local na instabilidade quanto a segurança da sociedade laranjeirense e da região , fontes indicam que a segurança pública estadual cogita no fechamento da unidade na cidade , um plano do governo Ratinho JR que vem sendo executado em várias cadeias do paraná.

                  Segundo informações  o DEPEN resolveu na tarde desta segunda feira (12/12) transferir mais 70 presos , a instituição ainda acabou repentinamente  com o trabalho remunerado , os quais alguns presos estavam realizando para  empresas na cidade(isto era notório) e feito através de convênios publicados em diário oficial do estado  , segundo informações estes presos foram todos recolhidos para o cadeião , por enquanto o conselho da comunidade está impedido de realizar qualquer tipo de assistência para os detentos como psicologa e assistência social. 

NOTA oficial a imprensa...

A Polícia Penal do Paraná, desencadeou na última terça-feira (06) a ‘Operação sem Privilégios’, com objetivo de dar fim a regalias indevidas as pessoas privadas de liberdade (PPLs), custodiadas nas cadeias públicas de Laranjeiras do Sul e Guarapuava.

A ação foi realizada por setores operacionais e Corregedoria da Polícia Penal, após informações de existência de possíveis irregularidades, ocorrendo de forma simultânea nas duas unidades.

A ação culminou com a apreensão de celulares, entre outros objetos não permitidos. Informações iniciais adverte ainda para a existência de regalias indevidas concedida aos PPL´s, como o fornecimento de alimentações diferenciadas e visitas irregulares.

Após a realização da “Operação Sem Privilégios” o Ministério Público, realizou uma inspeção extraordinária na Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul com o intuito de verificar a atual situação local e sua estrutura, além de apurar eventuais irregularidades na atuação do Setor de Operações Especiais (SOE) e não encontrando nenhuma anormalidade.

 Todas as irregularidades detectadas, inclusive fugas ocorridas ja estão sendo apuradas em procedimento disciplinar pela Corregedoria da Polícia Penal.

As duas unidades estão com seu funcionamento regular sob a gestão de policiais penais e a segurança nas duas cadeias públicas foi reforçada com o apoio do Setor de Operações Especiais (SOE).