terça-feira, novembro 29, 2022

Rodovias do Paraná completou um ano sem pedágio e Abandono nesta segunda (28)

 No último  dia 28 de novembro de 2021 as cancelas de cobrança do pedágio no Paraná das rodovias que fazem parte do Anel de Integração, foram abertas com o fim da concessão à iniciativa privada e desde então o GOVERNO adotou um sistema junto ao DER de medidas poucos eficientes e falhas quanto as rodovias do estado mostrando o total despreparado quanto ao atendimento ao usuário que PAGA caro para rodar por rodovias com problemas como é a BR 277. 

Um novo modelo de concessão foi apresentado pelo Governo Federal, mas não agradou. A proposta inicial apresentava uma disputa pelo maior desconto no preço da tarifa e um degrau tarifário de 40% após a realização de obras de duplicação nas rodovias, além da criação de novas praças de pedágio.

Desde então, a Assembleia Legislativa do Paraná tem atuado de forma ineficaz e quase parando para tentar levar o paranaense no empurra , foi criada uma Frente Parlamentar sobre o Pedágio no Paraná para acompanhar de perto o encerramento dos antigos contratos e o processo da nova licitação,mas que até agora não mostrou nenhuma eficácia, além de encontros e conversas.

Desde o início, os deputados estaduais defendem uma tarifa pelo menor preço, mais obras e em menos tempo. Entre os pontos apresentados, os deputados pedem: o fim do limite de desconto determinado pelo Governo Federal em leilão; o fim do degrau tarifário; e a criação de um conselho de usurários para cada lote da licitação.

Foram realizadas 20 audiências públicas pelo estado, de modo presencial e remoto, quando foi possível ouvir gestores municipais, empresários, entidades de classe e a sociedade civil organizada, em busca de um modelo de pedágio ideal, que garanta a menor tarifa e a realização das obras já nos primeiros anos de concessão.

A Frente Parlamentar segue atuante, acompanhando junto ao Tribunal de Contas da União, à Agência Nacional de Transporte Terreste (ANTT) e à equipe de transição do novo Governo Federal os próximos passos para a definição do modelo de concessão que será proposta em definitivo para as estradas que cortam o Paraná.