Os empresários, da região de Ivaiporã, no norte do estado, também foram detidos. Segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR), ele pagaram mais de R$ 200 mil em propina ao ex-prefeito e ao ex-secretário para favorecimento em licitações.
Em nota, a defesa do ex-prefeito classificou a prisão com "um ato completamente temerário e desnecessário, para não dizer absurdo".
Os advogados afirmaram que acreditam na inocência de José Maria Reis Júnior e que estão tomando todas as medidas para que a prisão seja revogada.
O g1 tenta contato com os demais citados e procura a defesa dos envolvidos.
Segundo o MP, outros 26 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, além da cidade de Cândido de Abreu, em Ivaiporã, Jardim Alegre, São João do Ivaí e Cidade Gaúcha.
De acordo com o MP-PR, a operação apura os crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa, fraudes a licitação e lavagem de ativos, além de peculato.
Entre os alvos dos mandados de busca e apreensão estão um ex-prefeito e dois vereadores de Cidade Gaúcha, segundo o Gaeco. Os nomes não foram divulgados. Conforme o MP, as investigações apontam indícios de que os mesmos empresários ofereceram a eles vantagens indevidas, mediante a doação de lotes urbanos.
A operação foi deflagrada em parceria com o Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria).
Desvio de dinheiro
De acordo com o MP-PR, em um dos contratos investigados entre os empresários e o município de Cândido de Abreu, foi feito pagamento por parte da administração pública para aplicação de 300 toneladas de revestimento asfáltico para o pátio de uma escola municipal em 2016.
Contudo, um relatório do Núcleo de Apoio Técnico Especializado do Centro de Apoio à Execução do MPPR (Caex/Nate) apontou que foram aplicadas 85,2 toneladas, o que possibilitou o desvio de R$ 66.588,00 dos cofres públicos.
Nas investigações, o Gaeco também identificou que empresas administradas por um mesmo grupo econômico familiar participavam das mesmas licitações para simular concorrência, permitindo assim que fixassem o preço da licitação.