sexta-feira, outubro 14, 2022

Polícia Penal tem servidores de carreira na diretoria pela primeira vez em sua história

Pela primeira vez em sua história, a Polícia Penal do Paraná tem três policiais penais assumindo os cargos de direção. Tradicionalmente, os cargos de chefia eram ocupados por representantes de outras instituições. Porém, neste ano, o governador Carlos Massa Ratinho Junior nomeou para as funções de diretor-geral, diretor-adjunto e corregedor os policiais penais Osvaldo Messias Machado, Lourenço Paião e Deivid Alessandro Inácio Duarte, respectivamente. A cerimônia de posse ocorreu no mês passado na Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

O secretário da pasta, Wagner Mesquita, deixou clara sua satisfação em fazer parte de um momento tão memorável para a instituição e reforçou a importância da integração. “A Polícia Penal está realizando um trabalho primoroso e a sinergia entre as polícias do Estado tem trazido ganhos imensuráveis para a garantia da segurança da população paranaense”, disse.
 
De acordo com a Sesp, desde o surgimento das cadeias públicas e da primeira penitenciária, em 1909, a Polícia Penal do Paraná é a polícia pós-crime, que atua na salvaguarda da sociedade em geral e dos encarcerados. Por isso, exerce as funções de gestão do sistema prisional, buscando a garantia da ressocialização e reinserção social das pessoas privadas de liberdade.