quarta-feira, outubro 26, 2022

Massa de ar polar pode atingir a região na semana que vem

Novembro deve iniciar com frio em todo o Sul do País. É o que apontam projeções de institutos e meteorologistas para a semana que vem: temperatura mínima em torno de 4 graus no Sudoeste, possibilidade de geadas em alguns pontos e até neve na Serra catarinense. A frente fria chega a partir de quinta, trazendo chuva isolada, e na sequência vem uma massa de ar polar.

“É uma massa de ar polar extremamente forte e tem a propriedade de trazer frio fora de época bem significativo”, analisa o meteorologista Piter Scheuer. Esta não deve ser a massa de ar mais fria do ano, mas chama a atenção por chegar fora de época. Scheuer calcula que a última vez que fez tanto frio em novembro foi há 30 anos e avalia que as projeções indicam uma massa bem consistente, mas adverte que o frio perto de zero grau em muitas áreas “é uma tendência”, não uma confirmação”.

O frio será mais intenso no dia 1º e 2 de novembro e, depois, perde força. O frio tardio é consequência do La Niña e será antecedido por tempo instável – o ar úmido e quente desta semana deve causar vendavais e tempestades em pontos da região Sul do Brasil. Para a agricultura, a previsão de frio nesta época do ano é prejudicial.