O Ministério Público do Paraná (MP-PR) acionou a Justiça e pediu que o governo estadual reforme o Centro de Socioeducação (Cense) de Maringá, no norte do estado. Os promotores alegam má condições do espaço e pedem que a obra seja concluída em seis meses.
Segundo o MP-PR, os problemas foram identificados depois de uma inspeção. Os promotores afirmam que há pinturas desgastadas, portas apodrecidas, esgoto a céu aberto, além da baixa conexão de internet que dificulta a realização de atividades e outras demandas de rotina no Cense.
Para o MP-PR, o Governo do Estado do Paraná tem a responsabilidade de garantir a proteção de crianças e adolescentes sob tutela estatal e deve adotar medidas e serviços que garantam a socioeducação dos internos.Atualmente, o Cense de Maringá tem capacidade para abrigar até 80 pessoas.
Em nota, a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho disse que o processo está sob segredo de justiça e que não foi notificada nos autos. A pasta afirma que, se for citada, se manifestará no processo.
Centro para menores infratores
O Centro de Socioeducação (Cense) é uma instituição de segurança sob responsabilidade do Estado, direcionada para atender jovens infratores.
Na instituição são aplicadas atividades educacionais para os adolescentes, além de práticas de convívio social.