quinta-feira, julho 07, 2022

Professores, pais e alunos vão ao Calçadão pedir por diálogo com prefeito de Beltrão

No segundo dia da “Operação Tartaruga” na rede municipal de ensino de Francisco Beltrão, ontem, professores, pais e alunos promoveram uma manifestação, no Calçadão da Praça Eduardo Virmond Suplicy. A iniciativa do encontro, de acordo com o sindicato dos funcionários da educação do município, Sintepfb, partiu dos pais. O manifesto pediu que o prefeito Cleber Fontana (PSDB) dialogue com os professores, que reivindicam o reajuste do piso salarial com base no que determina o plano de cargos e salários.

De acordo com o Sintepfb, até ontem a administração beltronense não se manifestou para debater a questão junto aos professores. Ainda segundo o órgão, foi enviada a resposta à recomendação do Ministério Público do Paraná (MP-PR) que, terça-feira, determinou que os manifestantes não impedissem profissionais dispostos a trabalhar, nem que se recusem a receber estudantes nas instituições.

 “O Sindicato em nenhum momento coagiu ou tentou impedir alguém de trabalhar. Todos têm o direito de escolha. Quem está coagindo é a admistração”, disse a presidente Lirani Maieski. Ainda segundo ela, 13 estagiários foram demitidos por aderirem ao movimento. “É gente que trabalha porque precisa e, de uma forma abominável, foi demitida.”

A Prefeitura de Francisco Beltrão não se pronunciou sobre a manifestação, bem como sobre a “Operação Tartaruga” e seus desdobramentos. O início duas horas mais tarde das aulas em Cmeis e uma hora em cada turno das escolas deve seguir até amanhã, 8 de julho.