quarta-feira, julho 13, 2022

Mortes por acidentes aumentam mais de 40%, e por suicídio quase dobram

Foto: Lademar Machado/ TV Sudoeste.

 A região Sudoeste teve 302 mortes violentas registradas no primeiro semestre de 2022. Os números fazem parte do relatório da Polícia Científica e compreendem as necrópsias realizadas nos institutos médicos legais de Francisco Beltrão e Pato Branco.

Do total, 121 (40,3%) óbitos foram decorrentes de acidentes de trânsito na região. Outros 52 casos de suicídios (17,2%). Todas as demais mortes foram causadas por armas de fogo, arma branca, quedas, afogamentos, acidentes de trabalho, carbonizados e achados de cadáveres. São encaminhados para o IML apenas as mortes em situações de violência e que irão demandar investigação das autoridades policiais.

O perito-chefe da Polícia Científica na região, Patrick Souza, observa que todos os meses os acidentes de trânsito estão em primeiro lugar como causadores de mortes violentas. Ele ressalta que em virtude do alto volume de trabalho, a região Sudoeste recebeu neste ano o reforço de mais três peritos criminais e mais três médicos legistas. O quadro da instituição agora ficou composto por 10 peritos e 13 médicos legistas.

Um olhar para a micro de Francisco Beltrão

O IML de Beltrão foi o mais movimentado, com 187 necrópsias no primeiro semestre, sendo 80 (42%) por acidentes de trânsito e 39 (20%) suicídios. Se somar os dois, representam 62% dos casos atendidos pela unidade. Só para efeito de comparação, no primeiro semestre do ano passado, o IML beltronense fez 131 necrópsias. Portanto, houve um aumento de 42,7% nas mortes violentas. Os óbitos em acidentes subiram de 56 para 80 (42,8%) e suicídios de 22 para 39 (78%). 

Por Niomar Pereira /JB