sábado, julho 09, 2022

Ensino obrigatório de espanhol nas escolas públicas é aprovado em 1º turno no Paraná

Deputados de diversos partidos aprovaram, na última terça-feira (5), o mérito da proposta que torna obrigatório o ensino da língua espanhola a alunos do chamado Ensino Fundamental II (que abrange do 6º ao 9º ano) e do Ensino Médio de escolas públicas. A próxima discussão deve ser realizada na semana do dia 18 de julho.

Hoje, a língua inglesa está na parte obrigatória do currículo tanto do Fundamental II (anos finais) quanto do Ensino Médio. Já a língua espanhola é ofertada de forma optativa normalmente pelo Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem) da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR), que neste ano ampliou essa oferta com um curso online.

A Proposta de Emenda à Constituição 3/2021 prevê implementação gradativa do espanhol nas escolas até 2025, com carga horária mínima de duas horas/aula semanais. Ela é justificada, no texto da PEC, por ser “parte eficaz para assegurar a formação de uma comunidade latino-americana de nações a longo prazo, promovendo a integração cultural e social desses povos”.

De acordo com o exposto na justificativa, “atualmente, a ‘matrícula facultativa’ na disciplina de espanhol, e em horários alternativos, se converteu, em grande parte do nosso Estado, em ‘oferta facultativa’”, já que a maioria das escolas oferta o espanhol no contraturno, pelo Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem).