sexta-feira, junho 17, 2022

Unicentro integra pesquisa que irá avaliar mudanças climáticas

 Unicentro é uma das integrantes do Napi Emergência Climática, lançado, neste mês de junho, pela Fundação Araucária e pela Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação objetiva avaliar como as mudanças climáticas podem afetar a população paranaense por meio de pesquisas sobre componentes ambientais, econômicos e sociais. A partir delas, será possível fornecer aos governos informações científicas que subsidiem a tomada de decisão para o enfrentamento da crise climática.

No grupo, a Unicentro é representada pelo professor Aparecido Ribeiro de Andrade, do Departamento de Geografia, e pelo professor Sidney Jadoski, do Departamento de Agronomia. “O que a gente pretende fazer é um diagnóstico do Paraná, das regiões do estado do Paraná, ou seja, o que está acontecendo e como isso está afetando as características do clima aqui em nosso estado”, explica o professor Aparecido sobre o trabalho que será desenvolvido. “Então”, prossegue, “nós iremos participar com os conhecimentos que já temos dos aspectos climáticos aqui de Guarapuava e região, mas também vamos desenvolver, nos três anos do projeto, algumas novas avaliações com dados a campo”.

Na Unicentro, algumas das pesquisas na área de Climatologia são desenvolvidas pelo professor Aparecido em níveis de graduação e pós-graduação. “Monitoramento de migração de animais em áreas de faxinal, ou seja, como que os aspectos climáticos possibilitam ou influenciam o manejo e a migração desses animais em áreas chamadas áreas de faxinal. Outra pesquisa que eu desenvolvi e desenvolvo ainda é com relação à dinâmica atmosférica local e regional aqui, e como isso influencia tanto a intensidade de frio, quanto a intensidade da chuva aqui na nossa região. A questão urbana e sua diferenciação climática nos seus diversos ambientes também são temas que eu tenho estudado já há algum tempo”.

O professor ainda destaca que, além de ser uma ferramenta para o estado no que diz respeito ao enfrentamento de possíveis crises, o trabalho do Napi Emergência Climática também será importante para alavancar os estudos na área dentro da universidade. “A Unicentro se coloca dentro da conjuntura estadual como um dos centros de pesquisa dessa área. Então, isso também é importante para a Unicentro enquanto ente corporativo das instituições de ensino e pesquisa do estado do Paraná”, elucida.