quinta-feira, junho 23, 2022

Ferrovia deve custar R$ 6 bilhões e virar realidade em 2033

 A divulgação do edital da Nova Ferroeste pelo governo do Estado renovou a expectativa pelo desenvolvimento logístico da região Sudoeste por meio de trilhos. 

É que o documento contempla também a construção de um ramal ligando Cascavel a Chapecó e é a oportunidade mais concreta de viabilizar a ligação nos últimos 30 anos, desde que lideranças regionais debatem a construção do ramal.

O documento apresentado pelo Estado ainda é uma prévia do edital oficial e está aberto para consulta pública e coleta de sugestões da sociedade até 15 de julho. O que será levado para a Bolsa de Valores do Brasil será a cessão onerosa de cinco contratos celebrados com o Ministério da Infraestrutura. O projeto inclui o trecho Cascavel-Chapecó, com 286 km.

O lance mínimo é de R$ 110 milhões para obter os contratos de concessão e autorização, com perspectiva de atrair algum grupo estrangeiro ou trading, que opere com commodity. Quem arrematar a ferrovia será responsável pelo projeto completo, com 1.567 quilômetros de extensão. Primeiro será executado o trecho entre Cascavel e Paranaguá e depois o vencedor do leilão terá dois anos para decidir se vai construir os outros ramais, que conectam Cascavel a Maracaju (MS), Foz do Iguaçu e Chapecó.