sábado, junho 25, 2022

Chega ao PR navio para alargamento da praia em Matinhos

A faixa de areia vai ser alargada ao longo de 6,3 km 

Chega ao Paraná, na madrugada desta sexta-feira (24), o navio que será utilizado para o alargamento da faixa de areia de Matinhos, no Litoral do Estado. O equipamento vai permanecer na região de Paranaguá e, ao longo da manhã deste sábado (25), se dirige à praia de Caiobá. Neste final de semana, será feito o anúncio do início do processo de dragagem, nas praias. O serviço é um dos processos das Obras de Recuperação da Orla de Matinhos, com investimentos de 314 milhões e 900 mil reais. A faixa de areia vai ser alargada ao longo dos seis quilômetros e 300 metros previstos no projeto, desde o Morro do Boi até o Balneário Saint Ettiene. A praia vai receber dois milhões e 700 metros metros cúbicos a mais de areia.

A primeira fase da dragagem será em Caiobá. Na sequência, a Linha de Recalque será reposicionada até o balneário Flórida, para repetir o processo nos outros balneários de Matinhos. A finalização da dragagem está prevista para os próximos seis meses. Vai ser feita a conexão com as tubulações que estão sendo levadas para a areia desde o começo de abril. Seguem ainda os trabalhos ambientais da recuperação da área de restinga.

As Obras de Recuperação da Orla de Matinhos são necessárias por causa do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral, que comprometem boa parte da infraestrutura da região. Além do alargamento da faixa de areia, estão previstas estruturas marítimas semirrígidas, canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem. Também serão feitas melhorias na pavimentação e plantio de árvores nativas.

MONITORAMENTO – Os trabalhos na Orla de Matinhos podem ser acompanhados em um link no site do IAT. São três câmeras de monitoramento já em funcionamento, em respeito à Lei Estadual nº 20.685/2021. Serão sete no total.

A draga Galileo Galilei tem capacidade de 18 mil metros cúbicos em sua cisterna, e pesa em torno de 31,2 mil toneladas. Seu comprimento total é de 166 metros, com potência de bomba de 3,4 mil KW ao arrastar e 14 mil KW ao descarregar.
O navio acomoda uma tripulação de 32 passageiros e foi construída em 2020. Ele também foi utilizado para as obras de dragagem e aterro hidráulico de Balneário Camboriú e várias outras obras de dragagem portuária em Santos, Rio de Janeiro e Itajaí.