segunda-feira, maio 02, 2022

Paraná registra 78 mil acidentes de trânsito em 2021

       O Paraná registrou mais de 78 mil acidentes de trânsito em 2021, segundo o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest). O número corresponde a um crescimento de 28,9% se comparado a 2020, com 165.557 pessoas envolvidas e 2.161 óbitos. 

A maior parte das vítimas é composta por homens (44,1%). Estes acidentes são as principais causas de fratura da coluna e lesão da medula em pacientes jovens. 

Para o médico ortopedista especialista em cirurgia da coluna, Antônio Krieger, a imprudência ainda é a principal causa de acidentes de trânsito graves que podem levar a traumas graves na coluna vertebral. A direção embriagada, distraída pelo uso de celular ou o excesso de velocidade são grandes vilões na causa desses acidentes. Além disso, o doutor revela que em hospitais de reabilitação e centros especializados que há vários pacientes que são arremessados do carro porque estavam sem cinto de segurança.  

De acordo com o levantamento, a maior parte dos envolvidos (69%) são homens, principalmente na faixa etária entre 18 e 44 anos. Mulheres representam apenas 23,4% das vítimas de acidentes de trânsito. A omissão de dados disponíveis no Renaest não permite traçar um perfil detalhado das lesões causadas pelos acidentes. Quase 50% dos casos apresentam gravidade “desconhecida” ou “não informada”. Porém, foram registradas 67.122 vítimas com lesões graves em todo o país. 

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito e que surgiu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.