sábado, maio 21, 2022

Ministério Público pede interdição de hospital em Umuarama: “risco à saúde dos pacientes”

       O Ministério Público do Paraná (MPPR) requisitou ao secretário municipal de Saúde de Umuarama e à diretora da 12ª Regional de Saúde (RS) a interdição e/ou suspensão das atividades de um hospital da cidade. A determinação decorre de procedimento administrativo instaurado pela 4ª Promotoria de Justiça da comarca para apurar notícias de irregularidades no estabelecimento, que acabaram confirmadas.

O MPPR verificou que o Hospital Nossa Senhora Aparecida está há mais de seis meses em condições de funcionamento precárias, cancelando inclusive cirurgias eletivas previamente agendadas por falta de insumos. Relatório de inspeção realizada no hospital pela Vigilância Sanitária municipal constatou diversas irregularidades, concluindo pela necessidade de interdição do local

O documento do MPPR aponta que o hospital “segue prestando seus serviços aos usuários de forma arriscada e deficitária, colocando em risco não só a saúde dos pacientes, mas também de seus próprios funcionários”. Entre as irregularidades encontradas está, por exemplo, o fato de a Central de Material Esterilizado não funcionar adequadamente, de modo que estariam sendo utilizados materiais sem a assepsia necessária.

A determinação do MPPR foi emitida nesta quarta-feira (18) e deu prazo de 48 horas para que as autoridades destinatárias comuniquem as providências adotadas. A reportagem entrou em contato com o hospital e aguarda posicionamento da instituição.