terça-feira, abril 05, 2022

Vales do Iguaçu insere 30 municípios do Sudoeste no mapa brasileiro do turismo

Por Leandra Francischett – A IGR Vales do Iguaçu orientou 30 municípios da região Sudoeste, que atenderam os requisitos e hoje estão inseridos no site do Ministério do Turismo, como municípios com potencialidades turísticas. Segundo Elisandra Callegari Gessi, da IGR Vales do Iguaçu, entre os requisitos necessários estão: ter um órgão oficial de turismo no município, uma dotação orçamentária para o turismo no quadro de detalhamento de despesas e um conselho municipal de turismo atuante.

O Paraná também solicitou um plano de ação de 12 meses de cada conselho. Também é necessário empreendimentos turísticos privados no Cadastur, que é um cadastro de turismo do Ministério.

Nesta semana saiu o novo mapa do turismo. “Todo município com alguma potencialidade turística tem interesse. Nossa região de 42 municípios ter 30 no mapa brasileiro significa muito, porque ela vai ser olhada de forma diferente pelos governos. Quando saem cursos, demandas, é necessário que esse município esteja no mapa brasileiro do turismo pra que ele receba esses recursos.”

O Ministério do Turismo tem uma categorização de A, B, C, D e E. A categoria “A” é a que tem mais empreendimentos turísticos, que já está vindo muito dinheiro ou rodando dinheiro dentro desse município a partir de hotéis. Elisandra comenta que no Sudoeste não há nenhum A, são apenas dois municípios no Estado do Paraná que estão na A. Pato Branco está na B e Francisco Beltrão na C. “Então eles pegaram a Rais de 2019, ela ainda não foi atualizada, mas já foi feito todo um trabalho também com o pessoal dos empreendimentos turísticos para fazer o cadastro no Cadastur, pra que no próximo ano a gente tenha aí mais categorizações.”

Elisandra destaca que a IGR trabalhará de agora em diante com os municípios conveniados, para roteirização, ou seja, para inserir os roteiros e rotas turísticas da região. “Com isso, a gente consegue colocar alguns dos nossos eventos aqui do Sudoeste no calendário de eventos nacional.”