quinta-feira, abril 21, 2022

Guarapuava - Tenente-Coronel Joas não é mais comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar , após crise institucional - VEJA

O Tenente-Coronel Joas não é mais comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar em Guarapuava. Ele tinha assumido . 

O Governo anunciou a decisão agora pouco ,  Dessa forma, o Major Ferraz, que vinha respondendo pelo comando do batalhão em Irati passa a ocupar o cargo. A mudança ocorreu após os ataques que aterrorizaram Guarapuava no domingo (17). Cerca de 30 homens armados tentaram roubar a empresa de transporte de dinheiro Proforte. Durante a ação três policiais militares.

CRISE e Acusações

O sub-comandante geral da Polícia Militar, coronel Rui Noé Barroso, desembarcou por volta do meio-dia em Guarapuava para acompanhar as investigações que procuram localizar os bandidos que atacaram o quartel do 16⁰ e tentaram roubar a transportadora de valores ProForte no domingo de Páscoa. 
 
O subcomandante também acompanha a crise institucional que afeta o comando do 16⁰ BPM, que levou a uma manifestação das mulheres dos policiais-militares que participaram das ações de resistência e combate aos criminosos na noite de domingo para segunda-feira. 
 
Além de aumento salarial e melhores condições de trabalho, as mulheres afirmam que o tenente-coronel Joas Lins não tem mais condições de comandar a tropa. Os soldados se dizem inseguros e desprotegidos sob a direção de Joas Lins.
 
No meio da crise, circula um vídeo onde o comandante Joas Lins aparece cantando samba numa casa noturna de Guarapuava. No entanto, não há confirmação de que este vídeo tenha sido gravado nesta madrugada, dando a entender que o comandante "passou a noite na muvuca" enquanto os policiais estão há quase 100 horas em combate na caçada aos assaltantes.
 
Todas essas questões deverão ser respondidas oficialmente pelo Comando Geral.
 
Portal Parana Central