sábado, abril 02, 2022

Guaraniaçu - O mês de abril é marcado por uma causa muito especial: a conscientização do Autismo.

A ONU (Organização das Nações Unidas), em 2008, estabeleceu o dia 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo – World Autism Awareness Day –, a fim de ampliar o conhecimento sobre o tema e reduzir o estigma em torno da condição. A data permite, ainda, que cada indivíduo seja respeitado e tratado como um membro de valor da sociedade.
 
Estima-se que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) atinja, no Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas. Indivíduos no espectro apresentam dificuldades ao interagir socialmente, além de deficiências verbais e físicas e padrões restritivos e repetitivos de comportamento. No entanto, tais limitações não os impedem de desenvolver diferentes habilidades e viver uma vida plena e significativa.
 
A luta pelo fim da discriminação contra pessoas com autismo deve ser constante. É dever de todos construir uma sociedade inclusiva e acessível, onde pessoas com autismo e outras deficiências tenham as mesmas oportunidades: educação, emprego, acesso à informação e participação na vida social, política e cultural.