segunda-feira, abril 18, 2022

Em Guarapuava: Operação reúne mais de 200 policiais e conta com ajuda da população para encontrar bandidos que tentaram assalto a empresa de transporte de valores

A força-tarefa montada pela força de segurança pública do Paraná para pegar os bandidos que causaram terror na cidade durante a noite desse domingo (17 de abril) e tentaram assaltar uma empresa de transporte de valores de Guarapuava, reúne mais de 200 policiais e conta com a ajuda da população para que os bandidos sejam localizados.

Em entrevista coletiva na manhã desta segunda feira (18), o secretário de estado da Segurança Pública, Coronel Romulo Marinho Soares, informou que foram aproximadamente 30 criminosos envolvidos na ação.

O tenente-coronel, Joas Marcos Carneiro Lins do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Guarapuava, tranquilizou a população. Segundo ele a situação é de tranquilidade na cidade e que a população pode seguir com suas rotinas normais.  

Ainda segundo o tenente-coronel, a ação dos bandidos foi frustrada porque já havia um  plano de contingência devido algumas situações ocorridas no estado de Santa Catarina e São Paulo. “ Nossos policiais realizaram um cerco , frustramos a ação, eles acabaram saindo da cidade e aí, sim, houve um confronto nos bloqueios que fizemos, na área rural da cidade e nas saídas das rodovias. O principal objetivo nosso era não colocar a população em risco devido ao forte armamento dos marginais”.

A polícia pede para que moradores das áreas rurais repassem informações à polícia realizando denúncias referente a movimentações estranhas.

O comandante geral da Polícia Militar do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, afirmou que as equipes seguem na procura dos bandidos e que os bandidos tentaram desviar a atenção dos policiais com informações de assalto a bancos e a existência de reféns, além de fechar a entrada e saída do batalhão da PM. “O criminosos tentaram nos despistar, só não contavam que nossos policiais estavam na rua, em rondas frequentes, logo foram acionados, chegaram os reforços e já impedimos a ação. Levamos o confronto para o perímetro rural para garantir a segurança da sociedade, obrigando-os a fugir sem sacramentar o assalto”, afirmou o coronel Hudson.

Há relatos de que alguns dos criminosos estão feridos. Já a Polícia Científica iniciou o processo de análise do material coletado nas armas e carros que foram abandonados pela quadrilha. “O serviço de inteligência da nossa polícia já sabia do indicativo de que poderia ser alvo deste tipo de crime, por isso nossas tropas estavam preparadas e souberam como agir para impedir o assalto”, disse Teixeira.