terça-feira, abril 19, 2022

Diferente de outros estados, Paraná tem queda de divórcios

Na contramão nacional, o Paraná teve queda de 1% no número de divórcios registrados durante todo o ano passado. Os dados foram divulgados pelo Colégio Notarial do Brasil. Em todo o Estado, foram 9.501 divórcios em 2021 contra 9.643 em 2020. Por outro lado, em várias partes do país os números dispararam, com mais de 80 mil casais que se divorciaram durante todo o ano passado. Os dados são considerados recordes, com uma alta de 4% em relação a 2020. Os volumes são os maiores desde 2007, quando passou a ser possível realizar esses procedimentos fora do Judiciário, de forma mais ágil.

O Distrito Federal liderou o crescimento, com uma alta de 40%. Houve altas acentuadas também no Amapá, no Acre e em Pernambuco. Os recordes não são creditados pelos especialistas apenas a pandemia, que elevou os registros de mortes e acirrou a convivência entre casais, mas também à popularização da lei.

Segundo os especialistas, o período de isolamento também incentivou as pessoas a colocarem a casa em ordem, como fazer inventários. Nos últimos dois anos, foram 385 mil documentos realizados. A estimativa é que metade dos inventários no país já é feita em cartórios, por ser mais rápido. A tendência é que a procura pelos cartórios para divórcio e inventários cresça ainda mais nos próximos meses. Há, no país, 13 mil unidades que, nos últimos anos, faturaram em média cerca de R$ 18 bilhões, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça.  Por Lorena Pelanda