domingo, março 27, 2022

Beltrão - Cheia do Rio Marrecas coloca túnel antienchentes em operação

A chuvarada que pegou a cidade de surpresa esta semana também serviu para colocar à prova a eficiência do túnel de contenção de cheias, a maior obra do município. O projeto ainda não está finalizado (falta concluir o rebaixamento do Córrego Urutago, que liga o Marrecas ao túnel) mas permitiu que as pessoas entendessem na prática a proposta de desviar a água do principal rio da cidade para evitar as cheias.

Ontem à tarde, muita gente foi ao parque, onde está a entrada do túnel, para ver a água correndo pela passagem subterânea. “Agora ficou mais claro como acontece esse desvio”, comentou um casal que visitava o local. Na prática, a proposta é que, quando o leito do Marrecas suba, a água passe a correr também pelo Urutago, até chegar ao túnel. Dali, percorre os 1,2 km da galeria e deságua novamente no Marrecas, nos fundos do Conjunto Esperança, depois que o Rio passa toda a cidade.

O trecho do Urutago que recebe as águas desviadas ainda não está concluído. O leito está sendo aprofundado e alargado para receber o grande volume de água – serão até 285 metros cúbicos por segundo. Ontem de manhã, quando o Marrecas encheu, máquinas abriram caminho e a água passou a ser escoada pelo canal até chegar ao túnel. A cheia foi inesperada, mas serviu como primeiro teste prático das obras. “É algo que não estava programado e foi proporcionado pela própria natureza. Mas valeu o teste, porque mostrou que o projeto vai funcionar como está previsto”, comentou o prefeito Cleber Fontana. Por JB