quinta-feira, fevereiro 10, 2022

Polícia Ambiental multa morador por dano em área de preservação permanente

Policiais da Força Ambiental, em ação conjunta com os policiais da PM de Realeza, atenderam denúncia na Linha Saltinho, interior do município, onde um morador estaria cometendo crimes ambientais. Ao chegar no local, os policiais constataram dano em área de preservação permanente, correspondente a 0,30 hectares. O proprietário foi multado em R$ 10 mil, a área foi embargada e o Ministério Público será oficiado sobre o crime ambiental.

Segundo o Sargento Mello Santos, comandante do Pelotão da Polícia Ambiental na região, as espécies derrubadas fazem parte do bioma mata atlântica. Inclusive, a área embargada já estava plantada. A multa é na esfera administrativa e ainda permite que os donos da área apresentem recurso. “Caberá ao MP entrar com ação cível de reparação do dano ambiental e também na esfera criminal pelo crime ambiental”, disse.

De acordo com ele, diariamente ocorrem atuações por crimes ambientais em toda a região. “E mesmo com toda essa carência de água que nós temos não diminui em nada as infrações ambientais que vem acontecendo. Inclusive, essa de Realeza é em uma área de Preservação Permanente, que fica próxima de água, ou seja, que deveria ser preservada.”