domingo, fevereiro 20, 2022

Marmeleiro - Está preso empresário que liderava esquema de adulteração de chassis

 

Delegado Fabiano comanda as investigações do Caso

Foi preso  em Balneário Camboriú (SC), o empresário, dono de mecânica e suspeito de participar de vários delitos com caminhões e carretas que tinham os chassis adulterados.

Em entrevista à Rádio Cristal FM, no fim da tarde de quinta-feira, o sargento Apolo, da Polícia Militar de Marmeleiro, deu a notícia da prisão do empresário.

Confira o relato do oficial da PM à emissora: “Nós, desde o dia 19 de outubro, quando iniciamos a Operação Metamorfose, até então não tínhamos ideia da grandeza desta operação. Ela não tinha nome ainda, acabou, na sequência, nascendo esta operação, nós estávamos procurando o empresário, que é o proprietário da empresa. E no dia [da operação] ele não se apresentou [à Polícia], não foi possível localizar ele e realizar o flagrante. A partir daí, o Ministério Público e o Poder Judiciário, a partir da representação do dr. Fabiano, que é o nosso delegado [em Marmeleiro], solicitou o mandado de prisão. A partir daí ele [empresário] foi considerado como foragido da Justiça. E hoje, graças à nossa boa relação com a Polícia de Santa Catarina, Polícia do Rio Grande, Polícia Federal, enfim as forças de segurança, trabalhando em conjunto, a gente difundiu as informações. E hoje, nós tivemos a grata satisfação de ser informados que ele foi abordado e preso pela Guarda Municipal da cidade de Camboriú, em Santa Catarina. Nós estávamos na Delegacia eu e o dr. Fabiano, porque hoje houve uma operação em Marmeleiro, no momento em que fomos informados. Nós confirmamos a informação. Comunicamos à juíza, dra. Daniela, e ao promotor dr. Arthur, e sim já foi solicitada a remoção e escolta [dele] pra cá. Não foi acertado se vão policiais daqui buscar ou se o pessoal de Santa Catarina [vai trazê-lo]. Nós trabalhamos de forma silenciosa pra que os bandidos tenham noção do que estamos fazendo. Nós estamos trabalhando, não estamos medindo esforços, a operação está andando silenciosamente. Estamos trabalhando pra restituir e restabelecer às pessoas que foram lesadas, algumas não vão conseguir, mas estamos trabalhando pra isso”.

Prisão

Segundo o Boletim de Ocorrência da Guarda Municipal, a equipe estava fazendo rondas pela Quarta Avenida, quando avistou um veículo em alta velocidade e, em seguida, tal veículo tentou fugir, sendo abordado na Rua 2070. Em consulta ao sistema os guardas verificaram que um dos passageiros possuía mandado de prisão ativo, da Comarca de Marmeleiro, por receptação.

Operação foi em novembro

A reportagem do Jornal de Beltrão conversou ontem com o delegado Fabiano Oliveira, titular da Comarca de Marmeleiro, que disse que ainda não está definida uma data para a remoção do preso. A princípio, ele foi indiciado por adulteração de sinal de veículo automotor e receptação qualificada. É suspeito de liderar todo o esquema de adulteração.

Forças policiais deflagraram, dia 19 de novembro do ano passado, a Operação Metamorfose. Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão expedidos pelo juízo criminal da Comarca de Marmeleiro, após representação do Ministério Público. A ação envolveu mais de 80 policiais civis e militares de toda região em buscas realizadas em endereços empresariais e residenciais. O foco da operação é a investigação de um esquema de receptação qualificada e adulteração de veículos pesados, principalmente reboques e semirreboques, que eram realizados numa oficina mecânica na cidade de Marmeleiro.

O delegado Fabiano informa que o primeiro inquérito já foi concluído, mas a operação tomou uma proporção tão grande que na próxima semana mais dez inquéritos serão abertos para continuar as investigações. A Polícia Civil fará a individualização de cada crime, identificação de possíveis vítimas, origem dos veículos, identificação de mais pessoas envolvidas nos delitos, devolução de veículos, crimes ambientais etc.

Após a adulteração, os veículos eram vendidos para todo o Brasil, com possibilidade de totalizarem mais de uma centena de veículos pesados. “Mais de 100 veículos já identificados e que estão sendo tratados como suspeitos, mas sem confirmação de adulteração ainda.”