domingo, fevereiro 06, 2022

Exportação de erva-mate do Paraná aumenta 46,7% em 2021, diz ministério

 A exportação de erva-mate produzida no Paraná aumentou 46,7% no ano de 2021, em comparação com 2020, segundo a Agrostat, base de estatísticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Em 2020, o valor acumulado de exportações do produto chegou a 10,5 milhões de dólares. No ano passado, o montante foi de 15,4 milhões de dólares.

Segundo produtores, a quebra de safra na Argentina foi um dos principais motivos para que o preço do quilo da erva aumentasse. 

O Uruguai é o maior comprador da erva-mate produzida em solo paranaense. No entanto, a lista de clientes também inclui países europeus.

O empresário Folke Grutzner, da Alemanha, importa a erva e distribui pelo continente. Segundo ele, alguns diferenciais fazem o produto do Paraná ser escolhido. 

A exportação para países da Europa é mais lucrativa, mas é em quantidade menor. "Enquanto o Uruguai paga US$1 por quilo da erva, a Alemanha paga US$5", explicou o analista da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Bruno Vizioli.