sábado, janeiro 08, 2022

Sudoeste - Onça-parda pode estar matando animais domésticos em Pato Branco

As autoridades de Pato Branco investigam a possibilidade de uma vaca ter sido abatida por uma onça, na comunidade de São Roque do Chopim, na Fazenda de Alcides Parzianelo. O animal foi encontrado morto pelos proprietários, apresentando sinais de ferimentos provocados por um animal de grande porte. A vaca estava prenha, segundo o proprietário, e como não apareceu na hora da ordenha, Alcides saiu à procura, encontrando o animal morto.

Nas proximidades da carcaça foram percebidas pegadas que parecem ser de onça. Alcides acredita que deve ser uma onça-parda (puma), porque o animal foi arrastado por vários metros do local onde teria sido abatido. “Aqui na região a gente já ouviu muitas histórias de onça rondando, eu mesmo nunca vi, mas tudo indica que minha vaca foi morta por um bicho desses.” As autoridades ambientais foram comunicadas do provável ataque e deverão investigar o caso.

As onças-pardas são animais muito ágeis, se adaptam a vários ambientes com hábitos solitários e territorialistas. Costumam caçar ao entardecer e à noite, por isso são raramente avistadas durante o dia. Ocorre que a alteração de seu habitat e a redução de presas selvagens levam o animal ao comportamento presenciado, com o ataque a animais domésticos e até de grande porte, como a vaca do seu Alcides.

A recomendação aos agricultores da região é para que evitem aproximação do animal em caso de avistamento, porque sentindo-se ameaçada a onça pode atacar pessoas por conta de seu instinto de sobrevivência. O IAT (Instituto Água e Terra) vai investigar o caso, e se houver novos ataques poderá ser montada uma operação para localizar o animal e sua remoção para um local onde ofereça menos risco a animais domésticos e pessoas. Por Beto Rossatt/JB