domingo, janeiro 09, 2022

Quedas do Iguaçu - Reforços da PM irão continuar na cidade para evitar novas ações de queimadas

Após o incêndio ocorrido em Quedas do Iguaçu, equipes de reforço da Polícia Militar continuarão na região nos próximos dias para evitar novas ações de queimadas e também fiscalizar possíveis focos.

O batalhão de operações aéreas da PM, afirma que foram três dias de operação, e mais de 44 mil litros de água foram lançados sobre as chamas, além de patrulhamento e reconhecimento aéreo, confirmando assim uma área de 600 hectares atingida.

Recomendações do Corpo de Bombeiros

A preservação da flora e fauna da região só será possível se proprietários e toda a comunidade atuarem prontamente na visualização de ações de queimadas.

Nos períodos de estiagens o solo e os vegetais ficam mais secos, propiciando o início de um foco de incêndio que pode ser provocado pela ação humana com fogueiras mal apagadas, descarte de cigarros em locais inapropriados, queima de entulho, descuido na queima para limpeza de terrenos, quedas de balões acesos e também fogos de artifício.

Caso se depare com um incêndio ambiental de pequeno porte, nada maior que 30 centímetros de altura, pode-se apagá-lo com água ou mesmo com a utilização de abafadores feitos de galhos de árvores, mas se o fogo já está muito alto ou consumindo uma extensão muito grande de vegetação. Orienta-se ligar para o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros, o 193 e informar seu nome, telefone, onde é o incêndio, um ponto de referência, que tamanho está o incêndio, que direção o vento está soprando, se há casas próximas e se há pessoas feridas ou em perigo.

Denúncias

Denúncias podem ser feitas de maneira anônima ao telefone 181, para relatar pessoas que realizam queimadas ilegais e também repassar outros tipos de informações necessárias para coação desse tipo de crime ambiental.Com JCPP