terça-feira, janeiro 25, 2022

Paraná reativa leitos de Covid-19 e espera pico da Ômicron na próxima semana

A busca por exames cresceu tanto que em alguns laboratórios, alguns tipos de testes para Covid-19 já estão em falta. Pacientes com sintomas respiratórios estão lotando unidades de saúde. A variante Ômicron atingiu em cheio o Paraná, que hoje está entre os estados com maior taxa de transmissão da doença e a mais alta desde o início da pandemia. 

A taxa de transmissão está em 1.83, ou seja, para cada 100 contaminadas, outras 183 também são infectadas. Esse cenário colocou o Paraná entre os estados com maior incidência de casos de Covid-19 no momento. A média móvel subiu em torno de 220%, mas apesar da grande procura dos pacientes pela atenção primária de saúde, os hospitais e também Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivas para o novo coronavírus não estão sentindo a mesma demanda.

Em apenas uma semana, entre 15 e 21 de janeiro, 831 mil casos de Covid-19 foram confirmados em todo o Brasil. Cento e quatro mil somente no Paraná. Em várias cidades o sistema de saúde precisou se readequar. Em Curitiba, são 10 unidades que atendem apenas sintomas respiratórios. Pelo estado, leitos que estavam desativados precisaram ser reabertos novamente.