quarta-feira, janeiro 26, 2022

LARANJEIRENSE SR ANGELO CUNHA tem nome gravado no museu da cidade de SÃO JOSÉ DOS PINHAIS



As corridas automobilísticas se tornaram populares na cidade de São José dos Pinhais por volta da década de 1940. As ruas transformaram-se em pista de corrida e dando origem as “Carreteiras”, corridas feitas com carros Ford ou Chevrolet, adaptados com motor V8.  

        Competiam na cidade Adir Moss, Agostinho Tozo, Germano Schögl, Miroslau Socachewski, Waldemiro Lopes, Euclides Bastos, Paulo Buso, Angelo Cunha e Vaz Lobos. Muitos participaram das gloriosas “Mil Milhas de Interlagos”, com Germano, na parceria de Euclides Bastos, atingindo o 4º lugar em 1956.

Na década de 1970, a Av. Comendador Franco, ou Av. das Torres, era palco das corridas mais populares da cidade. Enquanto isso, o trecho de terra onde se encontrava o contorno sul ainda inacabado se tornou pista de corrida, onde aconteciam provas automobilísticas mais simples, os famosos “arrancadões”.

A partir da década de 1990, o atual Autódromo Afonso Pena, no Bairro São Marcos, passou a receber a competição Velocidade na Terra. Gastão Vosguerau, administrador do autódromo na época, começou a organizar corridas que contavam com apenas sete carros na disputa, incluindo pilotos convidados de outros estados, alguns deles tinham alimentação e hospedagem gratuita e também não pagavam a inscrição. Com o passar dos anos o Autódromo passou a ter mais credibilidade e o número de participantes aumentou gradativamente, hoje contam mais de cem carros em cada prova no município.

O Museu Municipal Atílio Rocco traz a história do automobilismo em São José dos Pinhais através de uma exposição, atualmente aberta ao público.

FONTE - Museu Municipal Atilio Rocco
MuseuFundado em 1977 por Ernani Zetola, conta a história de São José dos Pinhais - PR. museu.sjp.pr.gov.br