A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas, desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (8), em operação contra organização criminosa que utilizava empresas de fachada responsáveis por fraudes em processos licitatórios.
A operação tem o objetivo de cumprir 15 mandados de busca e apreensão simultaneamente em Curitiba e Assis Chateaubriand, no Oeste do Estado. Entre os investigados, há servidores públicos e agentes políticos.
CRIMES- Após investigações de alta complexidade, a PCPR constatou que o grupo criminoso seria responsável por criar empresas de fachada com funcionários laranjas e a participação de servidores públicos. Eles seriam responsáveis por fraudar processos licitatórios e causar prejuízos aos cofres públicos.
As investigações tiveram início em março de 2019 com intuito de apurar as irregularidades na aquisição de peças de reposição de máquinas pesadas, que compõem a frota de veículos da Prefeitura de Missal.
Posteriormente, foi apurado que os crimes estavam ocorrendo ainda em outros municípios da região Oeste. Durante as diligências, a PCPR constatou que havia o recebimento de peças como sendo novas, o superfaturamento de preços e o pagamento de peças que não eram entregues ou utilizadas.
Há indícios de fraudes e acertos indevidos em licitações de 2017, 2018 e 2019.