Além de prestar atenção nos valores dos produtos, os
consumidores também devem ficar atentos às embalagens nas gôndolas dos
supermercados. Isso porque empresas do setor alimentício utilizam uma
estratégia chamada de "shrinkflation" (reduflação em tradução livre)
para disfarçar a inflação, que acumula alta de 9,68% nos últimos 12 meses.
A prática consiste em reduzir o tamanho das mercadorias sem aumentar os
preços, o que significa que o cliente vai comprar uma quantidade menor
pelo mesmo valor que adquiria, anteriormente, um produto maior.
A prática da reduflação não é ilegal, mas a empresa
deve apresentar todas as alterações de forma explícita ao consumidor de
forma clara, precisa e ostensiva nas embalagens. As empresas que não
seguirem as regras estão sujeitas à multa, conforme cada caso.
Segundo o consultor de varejo Marco Quintarelli, as
principais categorias impactadas pelo fenômeno são a mercearia doce e a
mercearia seca, ou seja, biscoitos, geleias, iogurtes, laticínios e
alguns commodities como o arroz. "O consumidor vem comprando aquele item
com determinada frequência e, de uma hora para outra, o produto tem que
ter um aumento de preço devido à mão de obra ou à matéria-prima. Então,
a opção seria oferecer o produto com volume menor, mas com o mesmo
valor", explica.