quinta-feira, novembro 04, 2021

Diocese de Guarapuava se despede dos Missionários Xaverianos

Com estas palavras o evangelista Marcos termina seu texto, deixando claro qual é a missão dada por Jesus aos discípulos: levar a Sua Palavra para todas as pessoas do mundo. Distâncias, idiomas e diferenças devem ser superados em nome de um projeto maior de salvação, que existe há mais de 2000 anos.

Presentes em mais de 20 países, os padres da Congregação dos Xaverianos são missionários por excelência. Inspirados por São Francisco Xavier e pelo seu fundador, São Guido Maria Conforti, proclamam o Reino de Deus onde ele ainda não é conhecido. Trabalham longe de suas casas, dirigindo-se sempre aos pobres, fracos, marginalizados pela sociedade e às vítimas da opressão e da injustiça.

Foi este o contexto que encontraram quando chegaram na cidade de Laranjeiras do Sul em 20 de fevereiro de 1961. Na época a diocese de Guarapuava ainda não existia, então foi o bispo de Toledo (PR), Dom Armando Círio, quem permitiu aos padres construírem um seminário, uma casa de formação e administrar a paróquia Sant’Ana. Dado o vasto espaço territorial que a paróquia ocupava na época, com muitas comunidades distantes e de difícil acesso, foi necessário criar novas paróquias nas cidades da região, o que só foi possível graças aos trabalhos da congregação. “Com o passar dos anos, aumentaram as vocações de padres diocesanos e, conforme o carisma dos Xaverianos, fomos deixando para a diocese as paróquias: Virmond (1993), Porto Barreiro (1999), Cantagalo (2003), finalmente Nova Laranjeiras e Laranjeiras do Sul”, disse o padre Rafael Lopez Villasenor, SX, provincial da congregação.

Não há palavras para descrever quão grata está a diocese de Guarapuava por todo o carinho e zelo dos padres Xaverianos. A necessidade missionária da Igreja os levará para outras terras, mas seu carisma permanecerá nos corações dos fiéis. Aos padres Domenico Borrotti, Carlos Marcello Franz, Crispin Luhinzo Mugalihya, Diego Pelizzari Giuseppe, Fábio Castelli, Giovani Murazzo, Paolo Gallo, e Aleixo Vera Armas (em memória), além de todos os outros que passaram por aqui nos últimos 60 anos, a eterna gratidão.

 Mensagem de Dom Amilton Manoel da Silva aos Missionários Xaverianos

"Uma profunda gratidão aos Missionários Xaverianos, uma vez que por décadas estiveram na diocese de Guarapuava evangelizando, com esmero, dedicação e entrega plena. Quantos cristãos foram beneficiados pelas pregações, pela administração dos sacramentos, atendimentos, direção espiritual e orações destes grandes missionários?

Porém, o missionário é aquele que está sempre de malas prontas, para partir. Ele vive na escuta do Senhor e Mestre. Onde o Senhor o chama, ali ele estará. Um grande missionário, São Paulo da Cruz, dizia que o missionário tem a ascese da estrada, ou seja, ele é um constante peregrino, evangelizando onde a Igreja mais necessita. Neste momento, os Missionários Xaverianos partem para outros espaços de missão, e com certeza farão um grande trabalho, um serviço imenso à Igreja, como fizeram para a diocese de Guarapuava.

Eterna gratidão e oração por cada missionário que por aqui passou. A diocese se encontra de portas abertas para acolhê-los, sempre que desejarem estar aqui, visitando amigos, parentes e o próprio clero que tanto os estima."

Dom Amilton Manoel da Silva, CP
Bispo diocesano de Guarapuava (PR)