sábado, novembro 06, 2021

Copel iniciou a troca dos medidores de energia Digitais

 A Copel está anunciando a inclusão das cidades de Dois Vizinhos, Bela Vista da Caroba, Chopinzinho, Eneas Marques, Itapejara D’Oeste, Nova Esperança do Sudoeste, Pinhal de São Bento, Pranchita, Salto do Lontra, Saudades do Iguaçu, Sulina e Verê no programa Rede Elétrica Inteligente (REI), que está substituindo os medidores de energia por medidores digitais em todas as unidades consumidoras. 

Os novos equipamentos se comunicam diretamente com o Centro Integrado de Operação da Distribuição da Copel, facilitando o controle de toda a cadeia, desde a subestação até o consumidor final. Esse investimento tecnológico permitirá a leitura de consumo remota, assim como autonomia para o usuário monitorar seu consumo em tempo real por meio do aplicativo para celular. 

Em Dois Vizinhos, a empresa Chico Eletro foi contratada para fazer o serviço e a Copel alerta que os funcionários estarão com carros identificados e crachá. Nenhum profissional vai entrar nas residências ou cobrar pelo serviço.

Os sensores e dispositivos de controle à distância da rede inteligente vão reduzir o tempo de desligamentos provocados por intempéries e outros fatores externos ao sistema. Eles permitem que a rede se religue automaticamente quando isso for possível e, nos casos em que não ocorra, fornecem dados para que a companhia possa detectar e sanar eventuais problemas de desligamento. Quando houver necessidade de intervenção de técnicos, o centro saberá indicar o ponto exato que gerou a queda de energia, agilizando o tempo para o restabelecimento. Isso vai ampliar a qualidade de vida dos paranaenses e garantir mais segurança para o agronegócio e as indústrias. A rede inteligente da Copel utiliza um modelo que já existe em países como os Estados Unidos e Japão. Além dos benefícios já expostos, ela ainda facilita a integração com programas municipais dentro do sistema de cidades inteligentes.

O programa começou a ser implantado pela cidade de Ipiranga, no Centro Sul. No Sudoeste, a primeira localidade a receber os medidores foi Pato Branco e terá um investimento total de R$ 820 milhões. A primeira etapa está acontecendo de forma escalonada e deve abranger 73 cidades das regiões Centro-Sul, Sudoeste e Oeste do Paraná.