terça-feira, outubro 05, 2021

Laranjeiras do Sul - Secretaria Municipal de Saúde presta contas do 2º quadrimestre de 2021

A Comissão de Saúde da Prefeitura de Laranjeiras do Sul realizou na nesta quinta-feira, 30, audiência pública para prestação de contas, referente ao 2º quadrimestre de 2021. A audiência foi realizada na Câmara de Vereadores. De acordo com secretário municipal de Saúde, Valdecir Valicki, a Audiência Pública é de extrema importância para de garantir o processo de transparência dos gastos públicos da Saúde, sendo uma oportunidade da população acompanharem as ações e gastos da secretaria, especialmente, neste período, no que se refere às ações de enfrentamento à Covid-19.

 A prestação de contas é uma exigência legal estabelecida pelo Decreto Federal 1.651/1995, a qual determina que os gestores da saúde devem, a cada quatro meses, prestar contas das atividades realizadas no período às respectivas Casas Legislativas. Na oportunidade, a representante da gestão, servidora Marinilce Mariano Dobbins deu início à reunião apresentando o relatório financeiro do segundo quadrimestre de 2021. Em seguida foi exposta a classificação de despesas empenhadas por bloco, fonte de recursos e o relatório das despesas transferidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Educação. Na oportunidade os servidores explicaram que alguns procedimentos eletivos ficaram abaixo do esperado por conta da pandemia, mas a previsão para o próximo quadrimestre é uma aceleração nos atendimentos. Já os índices de gravidez na adolescência diminuíram de 18,64% para 12,3%.

Na sequência foi apresentado o relatório de atendimentos no quadrimestre, que em resumo foram: 30.961 consultas médicas, 27.369 procedimentos realizados nas unidades pelas equipes de enfermagem e odontologia, 44.290 visitas de agentes de saúde e de endemias, 1,9 milhões de medicamentos dispensados, 546 internamentos de urgências, 22 internamentos para cirurgias eletivas, 22.720 exames realizados, 29.177 vacinas aplicadas, 146 nascimentos registrados e 159 óbitos. Em seguida, foi informado à Comissão sobre a implantação do SAMU Regional, com uma base avançada.