terça-feira, setembro 07, 2021

Réus da Operação Hígia foram inocentados pelo Tribunal de Justiça

A operação Hígia foi deflagrada no dia 18 de outubro de 2017. Na época foram cumpridos 67 mandados judiciais, resultando em nove prisões temporárias, quatro de afastamento temporário de funções públicas e 54 de buscas e apreensões em residências dos investigados e empresas de Pato Branco.  

A Operação Hígia apurou supostos desvios de recursos em licitações de medicamentos e materiais médico-hospitalares operados pela Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco e com ramificações em outros municípios da região.

Na época da investigação apurava-se suposto envolvimento de servidores públicos e empresários dos municípios de Pato Branco, Clevelândia e Saudade do Iguaçu, além de um vereador de Pato Branco. A investigação resultou em um inquérito com centenas de páginas e caixas com documentos apreendidos pela polícia.

O advogado Neri Cenzi, que atuou na defesa da a ex-secretária de Saúde de Pato Branco Antonieta Terezinha Chioquetta, destacou que a sessão da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça foi tranquila, pela robusta apresentação de provas da inocência dos réus no recurso apresentado. “Particularmente no caso de Antonieta, por ocupar a função de secretária na época, e pela história de sua família em Pato Branco, o reconhecimento da inocência devolve não no todo, mas pratica-se a Justiça ao caso, que foi em primeiro grau uma condenação absolutamente descabida”, afirmou o advogado.

Também o advogado Devon Defaci, que atuou na defesa de alguns dos réus, destacou a importância da decisão do TJPR.

“Nós atuamos com a convicção de que a condenação em primeiro grau não seguiu o que as provas indicavam no processo, ou seja, a inocência dos investigados pela Operação Higia.” O acórdão do TJPR deverá ser publicado nos próximos dias.