quinta-feira, julho 08, 2021

Paraná - Comitiva do Exército que vem a Ponta Grossa tratar da ESA tem nove generais

O Cerimonial da Prefeitura de Ponta Grossa está com toda estrutura de recepção preparada para receber os generais do Exército Brasileiro que estarão na cidade nesta sexta-feira (9). Lidera a comitiva o comandante-geral, general de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. Outros cinco generais de Exército, um de Divisão e dois de Brigada também estarão presentes. A visita será para conhecer as estruturas disponibilizadas pelo Município e pelo Estado para receber a Escola de Sargentos das Armas (ESA).

O presidente da Embrapa, o engenheiro agrônomo Celso Luiz Moretti, também deve acompanhar a comitiva, que será recepcionada na quinta-feira (8) em Curitiba pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e, na sexta, em Ponta Grossa pela prefeita Elizabeth Scmidt. A área disponibilizada para a ESA é a Fazenda Modelo, que fica no distrito de Itaiacoca e local escolhido para a cerimônia de recepção. A área de 4,5 mil hectares pertence a Embrapa, que aceitou permutar por uma fazenda em Palmeira, do Exército Brasileiro.

Cerimônia

Na Fazenda Modelo será montada uma estrutura de tendas brancas para a realização do evento, às 13h15, que consistirá de pronunciamentos oficiais, apresentação do projeto de Ponta Grossa para sediar a ESA e coffee break. A reportagem apurou que foram locadas oito tendas com estruturas em metal, de 10mX10m cada uma. Também foram providenciados 500 m² de piso de madeira, quatro banheiros químicos, sendo três femininos, e 130 metros de grades de contenção, além de equipamentos de áudio e vídeo.

A decisão da cidade que receberá os investimentos de R$ 1,2 bilhão será tomada pelo Alto Comando do Exército Brasileiro, composto por 16 generais de Exército. Desses, seis estarão em Ponta Grossa amanhã. A ESA também está sendo disputada por Santa Maria (RS), que nesta quarta-feira (7) deverá ser vistoriada por comandantes do Exército, e Recife (PE). A escola prevê um contingente de aproximadamente 10 mil pessoas, entre gestores, professores, alunos, suportes e respectivos familiares. Confira quem integra a comitiva militar que virá a Ponta Grossa.