segunda-feira, maio 24, 2021

Vestibular da UEM sofre a maior ausência de candidatos da história


 Com uma ausência de 46,2% no primeiro dia de provas no domingo (23), o vestibular da UEM sofreu a maior ausência de candidatos da história. A edição do vestibular iniciada no domingo é válida para o ano de 2020, quando foi cancelado por conta da pandemia. 

Segundo a UEM, de 14.273 inscritos, 6.604 não compareceram ao local de provas, o que gera desclassificação e consequentemente mais chance de aprovação para quem realizou a prova.

De acordo com a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) da UEM, as inseguranças econômicas e de saúde pública causadas pela pandemia da Covid-19 estiveram entre os motivos das ausências.

A maior taxa de desistência foi registrada em Ponta Grossa, com 63,5%, totalizando 701 ausentes dos 1.921 inscritos para o local. Neste caso, a suspeita que a mudança de local – de Curitiba para Ponta Grossa – tenha favorecido o grande número de faltosos.

O Vestibular 2020 da UEM se encerra nesta segunda-feira (24), com entrada nos locais de prova permitida das 13h às 13h50, em Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Ponta Grossa e Umuarama.

No domingo as questões foram sobre conhecimentos gerais e redação. A segunda é reservada para conhecimentos específicos, língua portuguesa e literatura (língua portuguesa e língua estrangeira).

Vestibular seguro

Para entrar na sala, o inscrito deve estar com máscara no rosto, devendo usá-la o tempo todo, e apresentar um documento de identificação original com foto e em bom estado de conservação.

Segundo os editais da CVU, é necessário levar uma máscara reserva para efetuar uma troca após duas horas de início da prova, e caneta de tubo transparente com tinta azul-escura.

Resultado

Ainda de acordo com a CVU, o resultado final do processo seletivo do Vestibular da UEM 2020 será divulgado em 15 de junho, a partir das 10 horas.

Os cursos de graduação presenciais mais concorridos, conforme dados da CVU, são Medicina (271,52 candidatos para cada vaga universal), Odontologia (25,21/vaga universal), Psicologia (23,05/vaga universal), Direito matutino (21,86/vaga) e Arquitetura e Urbanismo (21,85/vaga universal).