sábado, maio 08, 2021

Preço de terras agrícolas subiu mais de 50% no Paraná

O preço das terras aptas para atividades agropecuárias teve um aumento de mais de 50% no período de um ano, no Paraná. O resultado é influenciado, sobretudo, pela valorização da produção gerada.

A análise é do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura (Deral). As terras da Classe A-III (A3), que, pelo Sistema de Classificação de Solos da Embrapa, são aquelas aptas ao cultivo de grãos, apresentaram valor médio de 58 mil e 900 reais o hectare este ano. Isso representa aumento de 52% em relação a março de 2020.

No caso das terras B-VI (B6), que são aquelas ocupadas mais por pastagens e silvicultura, o incremento de valor chegou a 52%. Segundo o engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho, comenta sobre este movimento. 

O boletim também registra que a colheita da segunda safra de feijão atingiu em torno de 6% da área total. No entanto, as condições boas do que permanece em campo têm diminuído devido à estiagem. Cerca de 33% estão nessa categoria, enquanto 42% estão em condições médias e 25%, ruins.

O documento do Deral pode ser conferido na íntegra em www.agricultura.pr.gov.br.