sábado, maio 15, 2021

Laranjeiras do Sul registra MAIS um ÓBITO e 04 novos casos de COVID-19


Neste sábado, 15, o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, registrou novo óbito por Covid-19, em Laranjeiras do Sul. Paciente do sexo feminino, 46 anos, portador de comorbidades (obesidade). Foi internada no dia 13 de maio e acabou falecendo no dia de hoje. Este é o 40º óbito registrado no município desde o início da pandemia.

BOLETIM
Já o boletim, registrou 04 novos casos da Covid-19, neste sábado, 15. Os casos de hoje, 02 são do sexo masculino (26 e 55 anos) e 02 do sexo feminino (42 e 55 anos. Todos encontram-se em isolamento domiciliar.

Vinculo epidemiológico:
- Contato com caso positivo: 02
- Sem vínculo epidemiológico: 02
Dos 124 casos ativos, 111 pacientes encontram-se em isolamento domiciliar e 13 encontram-se internados, sendo:
INSTITUTO SÃO JOSÉ: 09
UTI – Unidade de Terapia Intensiva: 04 pacientes, dois com quadro clínico estável e dois com quadro clínico que inspiram cuidados.
ENFERMARIA: 05 pacientes, todos com quadro clinico estável.
EM OUTROS MUNICÍPIOS: 04
UTI – Unidade de Terapia Intensa: todos os pacientes com quadro clínico que inspiram cuidados.
Dos 45 casos suspeitos, dois encontram-se internados na enfermaria com quadro clínico estável

PRIMEIRO CASO

Há exatamente um ano Laranjeiras do Sul confirmava o primeiro caso do novo coronavírus. Muitos não acreditavam que o vírus chegaria até Laranjeiras do Sul, mas um mês antes a cidade já tomava as medidas necessárias para minimizar os impactos do vírus, ainda pouco conhecido e que assustava o mundo. Um ano depois, Laranjeiras do Sul registra 2.293 casos e 40 óbitos.

No início da tarde do dia 15 de maio de 2020 a confirmação do primeiro caso era tornada pública por meio de uma nota oficial emitida pela Secretaria Municipal de Saúde. “Paciente do sexo masculino, 19 anos, com histórico de viagem ao Rio de Janeiro. “O coronavírus chegou a Laranjeiras do Sul. Sabíamos que, mais cedo ou mais tarde, isso iria acontecer. Por isso, preparamos toda a estrutura de saúde pública para o enfrentamento dessa pandemia. O primeiro caso não deve ser motivo para pânico, mas, sim, um sinal de alerta de que não devemos nos descuidar”, informou o prefeito Berto Silva na época.