segunda-feira, abril 26, 2021

No Paraná, 35 cidades admitem risco de falta de 'kit intubação' nos próximos dias

 A quinta edição da pesquisa semanal realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com o objetivo de ter o panorama do enfrentamento da pandemia pelos Entes locais mostra que há pacientes entubados em Unidades de Pronto Atendimento (Upas) em pelo menos 28 municípios do Paraná. De acordo com a pesquisa, há risco de falta de kit de intubação em 35 cidades paranaenses (14,9%) nos próximos dias e 30,7% chegaram a registrar a falta destes medicamentos em algum momento da pandemia. A questão do oxigênio é menos grave no Paraná, segundo a pesquisa da CNM, já que apenas 11 cidades (4,6%) admitiram a possibilidade de faltar o insumo nos próximos dias. 

 O levantamento mostra, ainda, que 30,3% dos municípios do Estado pesquisados, ou seja 73, pararam a vacinação na semana que passou por falta de imunizantes para a primeira dose. A CNM ouviu 241 cidades do Paraná entre os dias 19 e 22 de abril.

Outro dado interessante da sondagem é que 69,3% das cidades, ou seja, 167 delas, já implementaram serviços de reabilitação para acompanhamento de pacientes pós-covid, por causa das se sequelas. Nos municípios que já tem esse serviço mêdico, a maioria, 35,8% oferece o atendimento nas unidades básicas de saúde, 17,2% em centros especializados, 7% em hospitais municipais, 6,5% em serviços privados contratados e 4,2% em hospitais estaduais.