O Consórcio Intermunicipal de Saúde (Conims), que abrange 13 municípios do Sudoeste e 9 de Santa Catarina, aprovou quinta-feira, 11, a aquisição emergencial de equipamentos usados para atendimento dos pacientes com Covid-19. Entre eles, está a instalação de três usinas de geração de oxigênio, para atender Clevelândia/Mariópolis, Mangueirinha e Coronel Vivida.
A decisão para compra, com dispensa de licitação, foi tomada em Assembleia Geral do Conims. Outros equipamentos que serão distribuídos são: bomba de infusão, cardioversor, eletrocardiógrafo, ventilador pulmonar para UTI e respirador de transporte. Segundo informações do consórcio, nesta semana já foram distribuídos oito respiradores portáteis.
A empresa fornecedora das usinas de produção de oxigênio é a Janus & Pergher, de Porto Alegre (RS). Somente a compra desses três itens irá custar R$ 951 mil ao consórcio. Os equipamentos são instalados em espaços pequenos e devem demandar cerca de 20 m².O sistema de geração de oxigênio tem capacidade de produção de 112 litros de oxigênio por minuto, mas a demanda pode ser programada pelos municípios, com possibilidade de operar 24 horas por dia.
Municípios
O
Conims é formado por 22 municípios. São 13 do Paraná: Bom Sucesso do
Sul, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida,
Honório Serpa, Itapejara D’Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, São João,
Saudade do Iguaçu, Sulina e Vitorino. E nove de S. Catarina: Campo Erê,
Coronel Martins, Galvão, Ipuaçu, Irati, Jupiá, Novo Horizonte, São
Bernardino e São Lourenço do Oeste.