terça-feira, janeiro 19, 2021

Gorou a vacina russa anunciada pelo Ratinho Jr?

Lembram da vacina russa que seria produzida aqui pelo Tecpar, anunciada com bumbos, trombones e foguetório pelo governador Ratinho Jr? Virou Doril. Sumiu. Não combinaram com os russos? Houve mais espuma que verdade nos anúncios sobre a produção de vacina pelo Tecpar? Ninguém sabe, ninguém viu. Se perguntar sobre essa vacina a alguém do governo, imediatamente ele faz cara de paisagem e muda de assunto.

O certo é que não temos a vacina russa e dispomos apenas de uma minguada cota da Coronavac chinesa produzida pelo Instituto Butantã. Um relatório dos deputados estaduais diz que o governo Ratinho Jr ainda avalia a continuidade da parceria que esboçou com as autoridades russas para ter a vacina Sputnik V, um dos primeiros imunizantes contra a covid-19 a começar sua aplicação no mundo. O documento também sinaliza que, caso o estado ainda tenha estudos clínicos da vacina, isso só deve acontecer em fevereiro.

A frente parlamentar do coronavírus na Alep foi a responsável pela elaboração do relatório, que resume os seis meses de atuação do grupo de deputados estaduais. Os parlamentares lembram a parceria que chegou a ser anunciada entre o Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) e o Fundo de Investimento Direto da Rússia, mas que não vingou até agora.