Dois macacos-prego foram encontrados mortos por moradores do interior de Abelardo Luz, Oeste de Santa Catarina. Os animais estavam em uma propriedade rural às margens da PRC-280, a cerca de 8 km do trevo do Rincão Torcido.
Segundo o Setor de Vigilância Epidemiológica, um deles já estava em estado avançado de composição não sendo possível fazer a coleta de material para exames laboratoriais. O material do outro animal foi coletado pela Coordenadoria Regional de Saúde em Xanxerê. O objetivo é buscar descobrir se a morte tenha sido causada por febre amarela, o que pode sinalizar a presença do vírus na região.
Com os novos registros, são quatro macacos encontrados mortos em Abelardo Luz neste ano. O primeiro foi em março e os demais neste mês de novembro. A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população que toda morte de macaco deve ser comunicada às autoridades de Saúde que tomará as providências necessárias. Como medida de prevenção todas as famílias e moradores próximos do local devem procurar as unidades de Saúde para tomar a vacina contra a febre amarela.
Fonte: Prefeitura de Abelardo Luz