Reeleito para comandar a Assembleia Legislativa do Paraná por mais dois anos, o deputado Ademar Traiano (PSDB) tem o respeito e o diálogo como marcas registradas de sua gestão. A conquista de 48 votos para continuar à frente do Poder Legislativo é o reconhecimento do bom trabalho desenvolvido nos últimos cinco anos como presidente da Assembleia.
Ao longo de mais de 30 anos de vida pública, enfrenta agora algo inédito em sua trajetória: manter o Legislativo estadual funcionando em meio a uma pandemia. Nesta entrevista, Traiano revela como tem sido possível vencer os desafios do coronavírus e garantir a aprovação de leis importantes para os paranaenses, são mais de 130 novas leis nos últimos quatro meses.
Também aborda temas importantes que afetam diretamente a vida da população, como o retorno às aulas, o fim dos contratos de pedágio no estado e o projeto de construção da ponte na Baía de Guaratuba.
A Assembleia Legislativa do Paraná passou por um processo de eleição interna recentemente que resultou na sua reeleição para a presidência. Por que os deputados decidiram antecipar esse processo e a que o senhor acredita que se deve esse resultado?
Traiano - Houve um entendimento amplo entre os líderes de partidos na Assembleia e a própria Liderança do Governo, que, em função do processo eleitoral que foi alterado para o mês de novembro, nós achamos por bem fazer essa alteração no Regimento Interno, antecipando as eleições para o mês de agosto. Para que isso pudesse ocorrer, foi preciso fazer uma mudança no nosso Regimento Interno e tivemos que votar um projeto de Resolução, mas tudo construído no entendimento. A eleição aconteceu no dia 10 de agosto e tivemos 48 votos favoráveis, seis parlamentares se abstiveram do processo de votação. Portanto, praticamente a unanimidade. São 54 deputados que compõem a Casa e acredito que esse resultado ele sintetiza aquilo que a gente vem fazendo em benefício do estado do Paraná e da boa harmonia e do bom relacionamento que nós construímos ao longo de toda nossa trajetória como presidente da Casa neste um ano e sete meses que eu estou à testa do comando do Poder Legislativo nesta legislatura.
E qual a perspectiva para os próximos dois anos de gestão? Como o senhor deve conduzir a Assembleia Legislativa?
Traiano - Continuaremos trabalhando sempre com respeito, harmonia e buscando a construção de pontes permanentes. Estamos fazendo com que a nossa Assembleia Legislativa seja uma das mais importantes da Federação com medidas que podem valorizar o nosso trabalho e fortalecer cada parlamentar que aqui está. Nosso objetivo é dar uma nova identidade ao parlamento para que a população possa enxergar o Poder Legislativo com mais respeito e reconhecer a importância da atuação dos deputados para o bem dos paranaenses.
Recentemente, a Assembleia Legislativa destinou R$ 100 milhões para que o Governo do Estado compre a vacina contra a Covid-19 assim que as doses estiverem disponíveis no mercado. Esta semana, o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o embaixador da Rússia firmaram uma parceria para cooperação técnica. Qual a posição da Assembleia sobre essa possibilidade da vacina russa ser produzida pelo Tecpar em nosso estado?
Traiano - Nós disponibilizamos recursos na ordem de R$ 100 milhões, fruto da economia do Poder Legislativo e de todos os senhores deputados e deputadas com o objeto de auxiliar o Governo nesse momento de extrema dificuldade de toda ordem financeira e visando, é claro, uma solução que possa atender os interesses de todos os cidadãos e cidadãs em relação a esta pandemia. A vacina é a única solução que nós vamos encontrar para conter essa pandemia que assola o mundo. E é lógico que toda e qualquer iniciativa que possa caminhar no sentido da prevenção e que possa se antecipar em termos de solução para o problema, nós temos que apoiar. Eu acompanhei todo o noticiário quando a informação veio de que a Rússia está se antecipando e já está praticamente com a solução de vacina e, podendo enfim, disponibilizar isso para o mundo. Eu acho que o Paraná se antecipa nesse processo e é fundamental que nós tenhamos que reconhecer o trabalho do governador e do secretário de Saúde. É claro que tudo isso tem que ser validado pelos nossos órgãos técnicos e competentes, que aqui no caso é o Tecpar, para podermos ter segurança em relação à aplicação dessa vacina. Mas eu fico muito feliz em saber que nós podemos ter, enfim, de uma forma muito rápida, a vacina no estado do Paraná. Mais uma vez o Paraná dá uma demonstração que sai na frente em todas as iniciativas até porque o fundamental é que a gente deixe muito claro, nós temos os recursos financeiros já disponibilizados, o que muitos estados não têm, em função dessa situação econômica que nós preparamos o estado ao longo de todo o tempo, que dá condição ao Paraná de poder fazer esses investimentos.
