A chuva que atingiu o Paraná entre a noite de sábado (15) e madrugada deste domingo (16) pode ajudar um pouco na questão da estiagem. Apesar disso, continua sendo importante economizarmos água para não faltar.
Segundo os institutos Simepar e Inmet, a previsão indica que a chuva deve continuar pelo menos até a próxima quinta-feira (20) e até um alerta metereológico foi disparado para a população.
Conforme o Simepar, poucas alterações vão ser observadas no tempo neste domingo e chove a qualquer hora do dia na maioria das regiões do Paraná.
Algumas pancadas podem ser moderadas e acompanhadas de trovoadas, mas o risco de temporal – que motivou o alerta divulgado pelo Inmet, já que em Santa Catarina tivemos registro de um tornado – diminui um pouco. As temperaturas também apresentam pouca oscilação ao longo do dia.
Segundo a meteorologista Ana Beatriz Porto da Silva, do Simepar, analisando o acumulado de chuva para a primeira quinzena de agosto, é possível perceber que a região central está com os maiores volumes, acima dos 100 mm. No Paraná também foram registrados estragos provocados pelas chuvas.
“Esses valores de chuva sobre o Estado são devido aos eventos que tem ocorrido desde a última quinta-feira, mas principalmente entre o sábado e essas primeiras horas de domingo. Como os prognósticos indicam a manutenção das instabilidades para os próximos dias, certamente muitas localidades alcançarão a média climatológica do mês”, disse.
