quarta-feira, julho 29, 2020

TRE faz simulação de uso de EPIs para medir tempo de votação

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná fez uma simulação de votação de uma seção eleitoral com o uso de EPI’s (equipamentos de proteção individual) no Fórum Eleitoral de Curitiba. A simulação foio feita nesta tarde de terça-feira, 28 de julho, para calcular o tempo aproximado que o eleitor levará em cada etapa de votação tomando os cuidados de distanciamento e de prevenção à Covid-19. Houve simulação de fila, demarcação de distância e uso de álcool gel, entre outros procedimentos de segurança que serão adotados nas próximas eleições.

Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, a simulação fornece parâmetros do que irá ocorrer nas Eleições 2020 e destaca que “o que a gente tem que levar em consideração é que, embora sejam necessários poucos segundos para um eleitor votar, esse tempo tem que ser multiplicado por quatrocentos ou quinhentos para se chegar ao tempo total de votação dos eleitores de uma seção eleitoral real”.

O diretor-geral do Tribunal, Dr. Valcir Mombach, afirma que “a simulação verificou o tempo que eleitor deve demorar dentro dos novos protocolos de segurança - na cabine de votação, na identificação, na entrada da porta da seção até a saída – para, desta forma, evitar filas e aglomerações no dia do pleito”.