domingo, julho 05, 2020

Após discordar de 'lockdown parcial' no PR, deputado deixa vice-liderança na Assembleia

O deputado estadual Tiago Amaral (PSB) anunciou neste sábado (4) que deixa a vice-liderança do governo na Assembleia Legislativa no Paraná. Ele fez o comunicado nas redes sociais. 

O motivo é a posição do governo sobre a autonomia dos municípios para decidir as regras sobre funcionamento de atividades durante o combate à pandemia de Covid-19. Enquanto o deputado defende a autonomia das Prefeituras, o governo acredita que a emergência sanitária justifica as determinações estaduais.

"A minha posição é muito clara: neste momento deve ser delegado aos municípios que quiserem assumir a responsabilidade de quais atividades devem ou não ser liberadas durante a pandemia de Covid-19. Porém, em virtude do posicionamento da Secretaria de Estado da Saúde, que tomou essa decisão de determinar as regras aos municípios, sem discutir comigo ou qualquer outro parlamentar, a minha situação no governo ficou insustentável. Além da saída, faço um protocolo solicitando mais uma vez essa delegação das decisões aos municípios. Quero ressaltar o meu respeito ao governador Ratinho Jr", disse ele em vídeo. 

A liderança do governo na Assembleia não vai comentar a decisão de Amaral: "É uma decisão pessoal do deputado".