Somente Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Laranjal, Nova Laranjeiras e Palmital não tiveram confirmações de casos até o momento. Em Guarapuava, de acordo com informações da PM e Ouvidoria, futebol está liberado nos campos municipais.
Somente cinco municípios da região não tem casos confirmados da Covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Laranjal, Nova Laranjeiras e Palmital não tiveram confirmações até o momento.
Nos demais municípios são 252 casos confirmados e três óbitos. Somente o município de Guarapuava tem 79 casos, segundo boletim do estado.
No início da semana passada eram 178 casos e há duas semanas 116. Os números mostram um avanço mais acelerado na confirmação de novos casos. Somente durante a última semana foram 74 casos novos.
Apesar do crescimento de casos há espaços públicos na cidade de Guarapuava onde não estão sendo mantidas as normas sanitárias para conter o avanço da doença. Um exemplo disso é o parque do Bairro Trianon. Lá, no último sábado (20), transcorria no campo de grama sintética, durante a tarde, partidas de futebol. Um cidadão informou ter realizado denuncia via aplicativo da Polícia Militar e na sequencia recebido da PM através de ligação telefônica a informação de que a prática esportiva naquele local estava liberada. Na sequencia a mesma pessoa ligou para a Ouvidoria do Município, através do telefone 156, e a atendente confirmou que realmente estava liberado, desde que fossem seguidas as medidas de proteção. "Sendo o futebol um esporte de contato, onde os praticantes não utilizam máscaras, é impossível manter distanciamento e outras medidas de prevenção", frisou o cidadão, dizendo que, na sua opinião, a liberação da prática do futebol nos campos municipais neste período é uma atitude incoerente.
No Paraná, ontem, a Secretaria de Estado da Saúde contabilizou 674 novas confirmações e 14 mortes pela infecção causada pelo novo coronavírus. O acumulado de casos é de 14.336 e 442 mortos.
451 pacientes estão internados. 319 pacientes estão em leitos SUS (134 em UTI e 185 em leitos clínicos/enfermaria) e 132 em leitos da rede particular (50 em UTI e 82 em leitos clínicos/enfermaria).
Há outros 707 pacientes em leitos UTI e enfermaria que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.
Todos os 14 pacientes que tiveram a morte registrada ontem estavam internados. São sete mulheres e sete homens, com idades que variam de 30 a 95 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 16 e 21 de junho.
Os pacientes que faleceram residiam quatro em Curitiba, três em Cascavel, dois em Londrina, um em Fazenda Rio Grande, um em Foz do Iguaçu, um em Ibema, um em Paranaguá e outro em Vera Cruz do Oeste.