O boletim da Secretaria de Saúde de Francisco Beltrão divulgado ontem mostra que o município tem dez novos casos de Covid-19, passando de 28 para 38. O número aumentou entre profissionais de saúde: terça eram três infectados e ontem, sete.
Manoel Brezolin, secretário municipal de Saúde, disse que não está sendo feita a testagem massiva dos profissionais de saúde, fator que poderia justificar o aumento dos casos nessa categoria. “Se fosse por ter contato com algum caso suspeito, todos os profissionais de saúde de hospitais e da UPA tiveram de alguma forma, mas sempre com EPIs. O teste é feito somente caso o profissional apresente algum sintoma ou tenha contato de outra forma que não no ambiente de trabalho com um paciente confirmado”.
O número de pessoas em isolamento domiciliar também subiu: de dez para 20; os casos em investigação somam 57; 16 se recuperaram da doença e dois morreram. Conforme o boletim, não há pacientes de Beltrão internados e 293 casos foram descartados. As duas pessoas hospitalizadas na ala Covid, do Hospital Regional, conforme aparece no boletim, não são de Beltrão. O HRS é referência regional para internamentos em decorrência da doença e também recebe pacientes de outros municípios.
O que também chama atenção no informativo é que os demais leitos de UTI (não específicos para Covid) em Beltrão estão praticamente lotados por pacientes com outras doenças: os dez do Hospital São Francisco, os nove do HRS e os cinco do Ceonc estão ocupados, além de cinco dos dez da Policlínica São Vicente de Paula.